Refletir sobre como aprendemos as coisas (sejam elas na escola ou fora dela) é um caminho valioso para a construção do conhecimento que buscamos sobre um determinado objeto. Pensadores como Freire, Schön, Almeida e Garrido são algumas boas referências sobre o assunto. Esses autores abordam de forma diferente a utilidade de refletir sobre o que estamos fazendo agora, sobre o que já fizemos em função de aperfeiçoar nossa atuação para e no que iremos fazer.
Utilizar tecnologia de forma inovadora nos espaços educacionais sugere reflexões permanentes porque sempre estaremos nos perguntando " pra que serve o que estamos fazendo agora?, como poderíamos ter feito melhor aquela ação?, por que agimos daquela forma naquele momento?"… e os questionamentos que surgem a partir desses não param… escrever sobre isso é uma forma de refletir sobre nossa ação deste momento.
Esta semana tenho uma tarefa proposta pela Mary Grace, nossa mediadora da Comunidade Ponto de Encontro da Revista Nova Escola. A proposta é buscar e indicar projetos inovadores apontando alguns critérios que fazem o trabalho ser inovador. Executar a tarefa parecia simples, mas está mexendo muito com os conhecimentos que tenho e que não tenho sobre inovação. É uma tarefa desafiadora e complexa: analisar a produção e o impacto de projetos desenvolvidos por colegas educadores é uma tarefa que está exigindo muita responsabilidade. Descubro que inovar com projetos que envolvam ensino e aprendizagem busca antes de tudo melhorar a vida das pessoas envolvidas. E isso nós encontramos nas leituras e produções sobre inovação, nas participações e discussões advindas do Fórum Educadores Inovadores em Rede.
É preciso ler, pensar sobre esses trabalhos, voltar a pensar e… depois pensar novamente… e ler mais uma vez; são tantas histórias interessantes, que envolvem pessoas em diferentes lugares do país e que ao mesmo tempo instigam a pensar sobre o que estou fazendo ou não no meu lugar… isso está dando o que falar, ou seria "escrever", ou "refletir"?,…é uma aventura que está revelando muitas aprendizagens para mim.
Indico alguns projetos que são inovadores e que conheci no Prêmio Educadores Inovadores da Microsoft Educação e no Prêmio Victor Civita Educador Nota 10:
. Ler e escrever com o computador
http://thesource.ofallevil.com/brasil/educacao/parceiro/estimulo.mspx
. Projeto Griot – Contando histórias de outros povos http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/especial_2007_ap.mspx
. Escola.Com Ciência
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/projeto_irradia_inclusao_digital.mspx
. Fractal multimídia
http://www.microsoft.com/brasil/educacao/parceiro/fractal_multimidia.mspx
. Em pauta, contos de terror
http://revistaescola.abril.com.br/lingua-portuguesa/portfolio-maria-das-dores.shtml
Selecionei esses, entre tantos projetos encontrados, considerando que: a) a inovação atingida por cada um, melhorou sobremaneira o aprendizagem dos alunos envolvidos; b) os educadores envolvidos apresentam perfil de pesquisador, de crítico da própria prática e de abertura para novas formas de fazer na educação brasileira; c) são projetos que de alguma maneira integram educação e tecnologia; d) atuam em contextos desafiadores.
O lado injusto da atividade (encontrar e indicar projetos inovadores) é que nossa pequena lista não aponta o endereço de tantos outros projetos que se parecem muito com estes pela inovação. Mas, precisamos começar de alguma forma a conhecer o que um projeto inovador tem que outros não têm. Isso é um começo, e um ótimo começo. Tenho os dois Prêmios citados (Microsoft e Victor Civita) como excelentes referências que se preocupam em garimpar experiências educacionais muito valiosas no Brasil, e o fazem com muita responsabilidade e respeito pelos educadores inscritos. O processo de seleção desses projetos é uma lição de vida e formação para quem deles participa. Também busquei por projetos inovadores que aliem/integrem leitura, escrita e tecnologias, é que tenho um interesse particular por trabalhos assim.
Espero que encontrem um tempinho para conhecer um pouco mais sobre estes trabalhos que indico, no momento. Boa leitura!
Muito bom o texto, parabéns Luzania.
Puxa, Guilherme como fico feliz por vê-lo por aqui, no meu blog. O que está achando? Ainda é tudo muito recente, viu? Estou só começando aos pouquinhos. bjs
Luzania, é mesmo um trabalho duro de garimpagem, esse de encontrar os projetos, primeiro por encontrarmos muita "coisa boa, depois por querermos estar atentos aos critérios exigidos, mas com certeza conseguiremos fitrar trabalhos significativos. Bjos, Fátima
Luziania!Concordo totalmente quando você diz que o projeto precisa mudar para melhor a vida dos alunos. Do contrário, para que serviria apenas preencher tempo em atividades que nada tem de significativo ? Abraço!
Olá Luzânia. Vendo os projetos indicados por você, fiquei observando o fato de que todos têm grandes diferenças, quanto às disciplinas abordadas, forma omo a tecnologia foi usada. Esse foi o melhor ponto em sua escolha. A variedade de idéias apontadas. Abraço!
Luzania, para quem diz que está começando você começou muito bem! Parabéns pelo blog e pela seleção dos projetos… Vejo também que está fazendo sucesso com o grupo e pelos posts que vi na sequencia, percebo que se apropriou mesmo do espaço.bjsMary
Nossa, Mary!!! Como fico feliz com este comentário. Acho que estou "pegando gosto" pela coisa, mesmo.